sexta-feira, 11 de março de 2011

Chuvas e mais chuvas =/

E olha  a vontade de escrever no blog hoje de novo!!! =)

Infelizmente é sobre essa catástrofe do Japão.

Gente do céu, o que foi esse terremoto, e consequente tsunami?! Que coisa horrível!

Sempre tem os que fazem piadinhas e trocadilhos de ‘fim do mundo’ e “2012” (sem críticas a eles, sei separar as coisas e até acho graça em algumas piadas rsrs) mas normalmente eu não gosto de fazer piadas disto não.

Pensa nas vítimas. Imagina, gente! Não é só perder tudo (leia-se amigos e familiares) casa, trabalho, etc. Mas além de não ter mais a janela pra olhar pra fora, ver a cidade DESTRUÍDA. Tudo! Tudinho. De talvez não ter lugar pra se abrigar, porque até o ginásio, galpão, qualquer coisa, não existe mais.

E não se tem escolha. É arregaçar as mangas e tentar recomeçar…porque não tem como a pessoa parar no tempo…o tempo te empurra, tu tem que dar um jeito, se virar nos 30, pra continuar, ou recomeçar mesmo.

Eu moro num lugar onde dá muita enchente. Ultimamente tem sido bem frequente.

Em 2008 teve uma enchente que não deu nem tempo do povo salvar muitos pertences… e o pior foi um grande deslizamento, assustador, com vítimas fatais e poucos sobreviventes.

Esta noite choveu bastante, e hoje as notícias de alagamentos, deslizamentos em estradas… eu não sei definir como me sinto, mas fico meio com o coração na mão, sabe? Graças a Deus eu moro num lugar onde a rua não alaga, e moro no 8º andar do prédio, então aqui em casa nunca vai entrar água, mas…

o que eu fico com muita pena, com aquele pensamento de ‘injustiça’ mesmo não fazendo nenhum sentido. Injustiça de quem? De São Pedro? Tem casos que dá pra colocar a culpa na prefeitura, ou em órgãos públicos, etc., mas tem casos que não têm culpados, por isso eu digo que não faz sentido dizer que é injustiça, né…

Geralmente quem sofre as perdas materiais são os menos favorecidos. Daí tu pensa…a pessoa não tem condição financeira de morar num lugar melhor, daí vem a enchente e destrói a geladeira, por exemplo. O cara vai lá e compra outra, porque convenhamos, não dá pra passar sem geladeira. O cara é pobre, não tem dinheiro pra pagar à vista, e mesmo que tivesse, ele tem mais coisas pra comprar, porque a enchente não destrói só um objeto, concorda? Daí o cara compra a geladeira em sei lá, 10, 12 vezes… Daí tá, beleza, continua trabalhando, pagando direitinho…Daí dois meses depois vem outra chuvarada e a enchente de novo e estraga a geladeira nº2. Não é de desanimar? Considerando que essa provavelmente não é a segunda geladeira que estragou na enchente, deve ser a quarta. Sério, é de desanimar…

Mas, não tem como desanimar (nem deve) porque como falei antes, a vida empurra pra frente!

Daí ontem a noite vi os bombeiros todos paramentados de botes, jipes, caminhões…daí já dá aquele aperto no coração de pensar que tem gente que vai passar uma noite super sofrida. =/

Nem quero entrar no assunto de pessoas que não saem das áreas de risco de deslizamento de terra… Eu sei o quanto deve ser triste ter que abandonar a própria casa, que foi fruto de tanto esforço, mas antes ser desabrigado do que morto, não é?

Tem gente que não deixa suas casas por causa dos pertences. O que vale mais?! Sua vida, ou seus objetos? Fica na casa, daí morre. Pronto, agora MESMO que não tem nada material, porque caixão não tem gaveta né? =/

Sério, e nesse meio aí tem criança, gente! Puta merda, mais triste ainda é quando morre só alguns… Como você ficaria sabendo que se tivesse longe dali teria se salvado, salvado seus filhos, ou quaisquer outros familiares seus???

Só se pensa no material? Acho muito legal quando aparece no jornal as vítimas falando que “pelo menos estamos vivos”.

É fácil falar quando não vivemos este tipo de situação, é muito fácil pra mim, falar, criticar, etc., etc., etc. aqui sentada no meu sofá feito de nuvens, vendo tv e tomando um café. Não tô com o pé na lama, no meio da casa, com metade das coisas na enchente, tendo que pegar rodo, vassoura e balde pra limpar tudo.

Enfim, só quis falar que fico muito tocada por estas situações. Fico comovida com as pessoas que sofrem estes infortúnios. Uso essa palavra (infortúnio) pra fazer piada, mas dessa vez usei sério. =)

E não para de chover aqui. =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário